segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cidade ex-minha

Minha cidade foi destruída pela construção civil. Minha rua foi ocupada pelos carros. Não me reconheço mais aqui. Muita gente veio de fora, mas não foram eles que destruíram a cidade. Meus amigos de infância também vieram de fora e moravam em casas, como eu, brincavam na rua, como eu.

Quem destruiu a cidade foram os gananciosos da construção civil, que derrubaram as casas para erguer prédios-pombais, os gananciosos da indústria automobilística, que convencem as pessoas a comprar carros egoístas, em vez de se locomoverem em transporte coletivo. E os governos, eleitos pelos pobres, dirigidos pelos ricos.

"São os pobres que nos elegem, mas são os ricos que têm acesso ao palácio", já disse Luiz Inácio, com sua inusitada sinceridade. "Os que têm acesso ao orçamento são gananciosos, querem todo o dinheiro para eles, não fica nada para os pobres."

A cidade não cabe tanta gente, a cidade não cabe tanto carro. Vou-me embora, mas não deixo minha cidade – foi ela que me deixou faz tempo. Minha cidade não existe mais, só o nome é o mesmo, mas tudo em volta é diferente, e eu não me reconheço mais.

Nenhum comentário: