quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As sete dimensões e a sabedoria

As sete dimensões humanas

1- A primeira dimensão é a natureza, o universo, tudo que há, que existia antes de mim e continuará existindo depois.
2- A segunda dimensão é o mundo, a terra, a natureza transformada pelo homem, esta parte da natureza na qual eu vivo, da qual faço parte, a história.
3- A terceira dimensão é a época da história da qual faço parte, a civilização capitalista.
4- A quarta dimensão é a época restrita na qual vivo nas décadas em que me é dado existir.
5- A quinta dimensão é o lugar específico no qual existo: o país, a cidade, o bairro, a classe social, a família.
6- A sexta dimensão é a idiossincrasia, a dimensão individual, minhas características pessoais.
7- A sétima dimensão é a consciência. É a dimensão que intermedia todas as outras. Sem a consciência, nada mais existe. Ao mesmo tempo, a consciência sabe que tudo existia antes dela e continuará existindo depois (primeira dimensão).

A sabedoria

A sabedoria consiste em viver bem nas sete dimensões humanas. É uma tarefa individual, pois sendo a consciência individual, a fórmula da sabedoria não pode ser transferida para outro, cada um tem de encontrar a sua, exceto a sabedoria primordial.

A sabedoria primordial é o conhecimento das sete dimensões humanas, especialmente a sétima, ou seja: a dimensão da consciência como um milagre gratuito e finito.

As sete dimensões são como círculos concêntricos, sendo o sétimo o central e o primeiro o mais amplo, que inclui todos os outros.

Os sete círculos tornam-se gradativamente mais importantes para a consciência à medida que se aproximam dela. Contraditoriamente, sua importância real é inversa. Ou seja, a importância das dimensões para a consciência e para o universo são opostas.

Isto significa que o que mais interfere na consciência são, pela ordem: as idiossincrasias, as circunstâncias, o tempo de vida, o período histórico, o mundo e o universo.

Inversamente, as coisas mais importantes para a existência são, pela ordem: o universo, o mundo, a história, o tempo de vida, as circunstâncias, as idiossincrasias e a consciência.

Os extremos se encontram: a consciência que não tem importância para o universo, mas este só existe para ela. A consciência é a obra-prima do universo e tenta desvendá-lo. A consciência atingirá seu ponto máximo quando atingir a imortalidade e construir uma inteligência artificial capaz de conhecer tudo.

Os níveis do conhecimento

A consciência deve buscar o conhecimento nas seis outras dimensões:

1- O conhecimento do eu.
2- O conhecimento das suas circunstâncias.
3- O conhecimento da época restrita.
4- O conhecimento da época ampla.
5- O conhecimento do mundo.
6- O conhecimento do universo.

De nada adianta conhecer o universo sem se conhecer a sim mesmo; quanto mais perto da consciência mais a dimensão interfere na vida do indivíduo. O conhecimento deve começar, portanto, pelas idiossincrasias.

1- O conhecimento do eu. O que sou eu? Um corpo humano masculino. Para me conhecer, devo olhar para: masculinidade, meu corpo, minha mente, minhas habilidades e meus comportamentos, pontos fortes e fracos, encantamentos.

- O que é ser masculino? Masculino e sexo, masculino e ação, masculino e fala, masculino e força, masculino e comportamento, masculino e inteligência, masculino e habilidades, masculino e responsabilidades.

- Quais as minhas características físicas? Forte ou fraco, débil ou resistente, alto ou baixo, gordo ou magro? Defeitos físicos, habilidades físicas.

- Quais as minhas qualidades intelectuais? Qual o grau da minha inteligência? Que tipo de inteligência tenho? Que dificuldades intelectuais tenho?

- Quais as minhas características psicológicas? Carismático ou apagado, seguro ou inseguro, líder ou liderado, independente ou dependente, persistente ou não. Observador? Perspicaz? Raciocínio rápido ou lento? Extrovertido ou introvertido? Ativo ou parado? Agitado ou quieto? Ansioso ou calmo? Paciente ou impaciente? Concentrado ou disperso?

- Quais os meus talentos? Talentos para artes, talentos para trabalhos manuais, talentos para esportes, talentos para relações, talentos intelectuais.

- Quais os meus defeitos? O que me prejudica?

- O que é que me move? O que é que me encanta?

Nenhum comentário: