Sirvo um cálice de pinga e percebo que nada sei da bebida. Sirvo-a com aperitivo depois do almoço... Aperitivo, na verdade, é antes, é para abrir o apetite; pode ser comida, pode ser bebida. Mas toma-se licor depois do almoço, e acho que uma pinginha também vai bem. Esta eu trouxe de Brumal.
Não sou bebedor de pinga, nem de bebida nenhuma. Na juventude não gostava de cerveja, depois passei a gostar, mais de chope, e sempre escolhi cervejas melhores; ultimamente só tomo artesanais e chope. Ainda assim sinto dor de cabeça. Toda bebida alcoólica me dá dor de cabeça. Pelo gosto, tomo vinho e cerveja artesanal. Há alguns anos passei a gostar de pinga, o que não significa que eu tome, significa só que perdi o preconceito contra a bebida brasileira que era discriminada. Prefiro a cachaça ao uísque, à vodca.
Confesso, porém, que dizia que gostava sem conhecer. Sei, por exemplo, escolher um vinho, mas não sei escolher uma cachaça. Provando esta comecei a conhecer, porque reconheci que não conheço, e é assim que começa todo conhecimento. O que é uma boa cachaça? O que significa dizer que “desce sem queimar”? São coisas que eu respondia sim ou não, sem pensar. Agora estou pensando. O que sempre me preocupou foi se a cachaça era pura, se era bem feita, se o produtor tinha cuidados higiênicos.
Esta, por exemplo, comprei diretamente no alambique, dois litros por R$ 7, numa garrafa pet de refrigerante. Depois, um litro foi virado numa garrafa de vidro, de conhaque, que eu trouxe. Quer dizer, é barato, mas é mais bacana comprar uma bela garrafa na loja, com rótulo, nome, procedência, propaganda. Da próxima vez que eu for comprar assim, vou levar minha garrafa e vou ver enchê-la.
Mas penso no que é uma boa cachaça. Não me dar dor de cabeça seria ótimo, mas é possível? Outra coisa que eu pensei, além de “descer sem queimar” (esta queima um pouco, não muito; será possível “não queimar”?) é a viscosidade: uma boa cachaça deve ter consistência de licor, meio oleosa, não dever parecer água. E tem o cheiro, a cor, um e outra dados pelo envelhecimento, pelo armazenamento. Enfim, é preciso provar diversas e prestar atenção nesses aspectos da bebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário